terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Anarcobike

Houve tempos em que andar de bicicleta era apenas um lazer. Hoje a causa mudou, pelo menos em São Paulo. As ações diretas que os ciclistas da cidade têm feito lutando por ciclovias e pelo direito da bicicleta como meio de transporte comum (e não alternativo, como diz a prefeitura), são de príncipios totalmente anarquistas. Em vez de delegarem a solução do problema ao Estado, antes, atuam diretamente contra o problema em questão. Seja com mutirões (bicicletadas), boicotes ou desobediência civil com sinalizações (i)legais nas ruas feitas com stencil, protestos pelados, de roupa, na estrada. Infelizmente sabemos que somente essas ações diretas não garantem os direitos dos ciclistas, mas seu impacto começaram a gerar alguns frutos. Vejo a causa da bicicleta hoje em dia ganhar força nas conversas, tanto no bar como na política, assim como o aumento de ciclovias na cidade. Até eu ando pensando seriamente em comprar uma bicicleta. Não que eu esteja sofrendo dentro do meu carro com o trânsito caótico. Esse passa longe da minha rota diária, ainda bem. Trabalho perto de casa e de ônibus. É que preciso perder uma barriguinha.

foto: bidu (stencil na Av. Pompéia, ao lado do meu ponto diário de ônibus)

Um comentário:

  1. ieiii!!!adorei dé!!!linda a foto?
    tb to precisando perder uma barriguinha, esse carnaval vou fazer umas tentativas de vir de bike pro trampo!
    boa sorte a nós!

    ResponderExcluir